Pesquise neste blog

sábado, 28 de agosto de 2010

Polímeros - Produzindo Plásticos Cepam - Turmas 3007 e 3008



Os plásticos (polímeros), são moléculas sintéticas (não encontradas na natureza) , formadas a partir de reações químicas, principalmente de substâncias orgânicas, através da união de moléculas de baixo peso molecular (monômeros).
Você já percebeu que existem muitos tipos de plásticos no mercado com fins diversos. Cada um deles, possui propriedades e estruturas químicas diferentes, como podemos perceber ao usar uma sacola de supermermercado ou observarmos um parachoque de  carro. 
O que torna esses polímeros diferentes, é a origem de sua estrutura química, ou seja, o monômero que é utilizado para produzir o polímero.
Bem, podemos entender melhor isto, se buscarmos a origem das palavras polímero, "poli" "muitas"  e "mero" "partes", ou seja: "muitas partes", podemos deduzir então a outra palavra:  monômero,  "uma parte".

Resumindo o que falei acima, o polímero é formado pela união de vários monômeros, e de acordo com a fórmula química deste monômero é que definiremos o plástico que será formado.

Entre as composições mais conhecidas temos:

crédito da imagem: coleparmer.com
POLIETILENO: formado a partir do etileno (eteno - segundo a IUPAC) é o polímero mais simples.usado para fabricação de filmes e películas, embalagens plásticas em geral.


crédito da imagem: colegioweb.com.br


POLIESTIRENO: formado a partir do estireno, utilizado na fabricação de copos de café, isopor, formas para moldes de sabonetes, chocolate etc.







RESINA FORMALDEÍDICA:
Esta é a que foi produzida nesta aula, a partir da reação da uréia com o formaldeído.
rédito da imagem: mundovestibular.com.br
Este polímero classificado como resina formaldeídica, é também um polímero de condensação (união de dois monômeros de moléculas com eliminação de moléculas menores ), neste caso a  uréia e o formaldeído reagem formando um novo produto de estrutura tridimensional, eliminando moléculas de água. É utilizada principalmente na fabricação de adesivos e colas para utilização em madeiras prensadas (MDF)

Fontes consultadas: jornaldeplasticos.com.br, Revista Química Nova na Escola maio 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Então comente. Não gostou? Deixe a sua crítica ou sugestão, posso utilizá-la para melhorar a qualidade deste blog.